16 de mar. de 2015

Como criar um orçamento

Fazer um orçamento é importante para gerir o dinheiro, seja em casa ou no trabalho. É importante saber onde estamos gastando, e todo mês separar a quantia necessária para pagar as contas. Assim é possível descobrir onde podemos economizar, para que as despesas mais importante sejam sempre pagas em dia.
09_11_orcamento_financeiro
Anote a sua renda mensal. Este é o valor recebido após o desconto de impostos e tarifas. Inclua também outras formas de renda como bônus, dividendos, ganhos da poupança e gorjetas.
divulgação:
Divida as despesas em três categorias: "Fixas", "Flexíveis", e "supérfluo";
  • Fixas são aquelas que possuem o mesmo valor todos os meses, como prestação de imóvel, aluguel, seguro, carro. Some tudo.
  • Flexíveis incluem itens que são necessários, mas que você pode controlar o montante a ser gasto. Exemplos: compra em mercado, roupas, energia elétrica, água. Some-as.
  • supérfluo;  trata de itens desnecessários para a "sobrevivência". Pode incluir lazer como idas ao cinema, viagens, compras especiais. Caso seus gastos sejam maiores do que os seus ganhos, elimine ou economize em itens desta categoria. Some esta categoria.
Imagem: FreePik
Subtraia o total de despesas do valor de sua renda mensal. Se o resultado for positivo, significa que as suas finanças estão bem administradas, e você deve continuar o bom trabalho. Comece a pensar em maneiras de investir esse dinheiro, ou usá-lo para quitar algum empréstimo. Mas, se o resultado for negativo está na hora de cortar gastos.
  • Mantenha um controle sobre o uso de cartões de crédito.
  • Verifique o gasto mensal com almoço e jantar em restaurantes, e outros que possam ser cortados.
  • Some o valor das despesas que você pode economizar ou cortar totalmente.
Agora você já sabe quanto dinheiro pode ser gasto após quitar as despesas mensais. Para manter-se livre de dívidas este é o montante máximo que se pode usar com compras adicionais. Caso seus pagamentos sejam semanais, certifique-se de separar o dinheiro para pagar as contas mensais, jamais gaste-o em outras coisas! Este método te livrará de viver atolado em dívidas.
orcamento
orçamento-dividas-pesquisa-boavista-visa
Ao fim de cada mês faça uma revisão para garantir que tudo está indo bem. Compare as despesas reais com as planejadas. Se houver diferença, faça os ajustes necessários, principalmente nas discricionárias. Com o tempo essa revisão poderá ser feita a cada trimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© BL Design - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Bianca Layouts ♥ EXCLUSIVO! ♥.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo